Educar a criança a cuidar da pele minimiza problemas futuros
As crianças adoram brincar, seja na areia, grama ou dentro de casa. Nessa fase, os pais também podem aproveitar para ensiná-los sobre medidas simples de higienização para evitar problemas de saúde futuros.
Veja as dicas de SBP para ajudar no desenvolvimento dos seus filhos e deixá-los sempre saudáveis.
Brincadeiras de crianças versus doenças acarretadas
Crianças são inocentes por natureza e brincam com o que estiver pela frente, sem se importar se o perigo está ou não na sua frente.
Você já percebeu como os pequenos adoram as formigas, por exemplo? A relação pode até parecer engraçada, principalmente quando os pequenos travam diálogos com o bicho, mas os pais jamais devem permitir brincadeiras com insetos, pois eles são responsáveis por ocasionar diversos problemas de saúde. Diga ao seu filho que existem animais apropriados para a convivência com os humanos.
Os pequenos também costumam se divertir com baldes e potes, mas os pais devem manter atenção constante com esses recipientes, principalmente se estiverem na parte externa da casa. A água parada pode atrair o mosquito da dengue, zika vírus e chikungunya. Dentro e fora de casa, utilize repelentes de insetos que são efetivos ao combate da dengue, zika vírus e chikungunya.
Para evitar que seu filho e toda a sua família contraiam o vírus do Aedes aegypti, mantenha os focos com acúmulo de água, como baldes e potes bem tampados e secos. Quando estiver fora de casa, continue mantendo atenção nos locais em que seu pequeno brinca, procure manter a casa segura o tempo todo, pois a prevenção da dengue, zika vírus e chikungunya deve ser contínua. Carregue sempre na bolsa um produto para repelir e evitar a picada dos insetos*.
*Leia atentamente o rótulo antes de usar o produto.