Baratas

BARATAS SÃO UM DOS TIPOS DE INSETOS QUE MAIS CAUSA NOJO NAS PESSOAS. ELAS ESTÃO PRESENTES NO MUNDO HÁ PELO MENOS 400 MILHÕES DE ANOS.

A maioria das espécies de baratas come nossos alimentos e os sujam com suas secreções e fezes. Baratas podem roer e inutilizar roupas e livros, além de causar dermatite e reações alérgicas, como a asma, quando em contato com as pessoas.

Há pelo menos 4 mil espécies de baratas descritas e, destas, menos de 1% são consideradas pragas urbanas. As espécies de baratas mais comuns são:

Barata Alemã Barata Alemã É a praga mais importante dentre as pragas urbanas, devido ao tamanho (pequeno) e alto potencial reprodutivo.
Barata Americana Barata Americana Comum em cozinhas e redes de esgoto, ela tem uma cor marrom-avermelhada e voa.
Barata Listrada Barata Listrada Possui duas manchas marrom-amareladas nas asas e gosta de lugares quentes e úmidos.
Barata Oriental Barata Oriental Nas cores marrom escuro e preto brilhante, gostam de lugares frios e úmidos.

COMO ACABAR COM BARATAS

CasaAlém de fechar ralos, portas e janelas, é preciso ficar atento ao levar caixas de papelão ou objetos velhos para dentro de casa.
PlantasAs baratas são noturnas, e se escondem durante o dia nas menores fissuras. Qualquer canto isolado pode servir de ninho.
GotaBaratas gostam de lugares quentes e úmidos, como a cozinha, em sistemas de aquecimento de água, pias, fogões e refrigeradores.
LixoMantenha sua cozinha limpa, cubra qualquer alimento desprotegido e certifique-se de que as tigelas de animais domésticos estão limpas toda noite.

DICAS

  1. Saiba onde mora o perigo! Os esconderijos de baratas no seu lar costumam ficar próximos à cozinha: atrás de armários, nas gavetas, embaixo da pia e lugares escuros.
  2. Para muitos especialistas, as iscas para baratas estão entre as formas mais eficientes de se combatê-las.
  3. Baratas preferem alimentos ricos em açúcar e gorduras, mas podem ingerir papéis e outras substâncias disponíveis em sua casa.
  4. Nunca se esqueça das frestas e cantos escuros. Interruptores, batentes de portas e rodapés são locais de difícil acesso para nós, o que os tornam esconderijos de baratas perfeitos para os ninhos.
  5. Tampe ralos, feche frestas e outros locais de acesso. Para reforçar, use inseticidas específicos para barrar sua entrada.
  6. A maioria das pragas de baratas se espalhou pelo planeta pegando carona em barcos, aviões, caminhões a até mesmo em caixas de mudança e sacolas de supermercado. Fique atento!

Produtos Relacionados