Prepare seu carro para viagens

Família dentro do carro

Depois de trabalhar por um longo período ininterrupto, é chegado o momento das tão sonhadas férias. Mas antes de pegar a estrada, é preciso tomar alguns cuidados para preservar o bem-estar e segurança da sua família antes, durante e depois da viagem.

Acompanhe as orientações de SBP para preparar o seu carro para a viagem e tomar algumas precauções com a casa antes de viajar.

Cuidados com a casa antes de viajar

A ansiedade da viagem chega, você só pensa em arrumar as malas e partir para o sossego, mas lembre-se que sua casa ficará desocupada por um determinado período e que são necessárias algumas precauções para o retorno ao lar não se transformar em um pesadelo.

Se você possui plantas e flores na parte externa da casa, por exemplo, deve redobrar a atenção antes de se ausentar. O ideal é pedir para algum amigo de confiança cuidar das plantas e trocar a água parada que pode ficar nos vasos para evitar a proliferação do mosquito da dengue, zika vírus e chikungunya. Verifique também se há sacolas plásticas, pneus velhos ou potes sem uso que podem acumular água. Se sim, limpe essas peças e guarde-as em locais em que a água não os alcançará.

Os cômodos internos também podem permanecer protegidos com o inseticida automático para matar os mosquitos que acabam entrando por meio de pequenas frestas. Os aparelhos automáticos duram até 4 semanas e protegem a sua casa 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana. Basta instalá-lo na parede que o produto age sozinho, liberando o spray.

Cuidados com o carro antes de viajar

Os acidentes nas estradas aumentam, principalmente durante os meses de férias ou feriados prolongados. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a maioria dos acidentes está relacionada à falta de obediência às leis de trânsito, ultrapassagens indevidas e velocidade incompatível com as normas de segurança nas rodovias.

Outro grande motivador dos acidentes de trânsito é a falta de manutenção preventiva e periódica do carro. Então, confira abaixo os principais itens do veículo que devem ser revisados para minimizar o risco de acidentes no trânsito.

Itens do carro que devem ser verificados antes de viajar

- Verifique a qualidade e quantidade do combustível: a falta de combustível é uma infração grave e implica na perda de 4 pontos na carteira do condutor.

- Cheque o nível de óleo do freio, do motor e da direção hidráulica. Não se esqueça dos reservatórios.

- Confira se a água do radiador e do sistema de para-brisa é suficiente para rodar durante o fim de semana ou por viagens mais longas.

- As palhetas do limpador do para-brisa devem ser trocadas assim que apresentarem a ineficiência, que pode ser notada pelas lâminas rachadas ou quando começam a entortar.

- A parte elétrica do veículo também deve ser verificada. Regule os faróis, lanternas dianteiras, traseiras e as luzes de direção, freio e ré.

- Os pneus necessitam de calibragem! Importante: confira se os estepes estão no veículo e não esqueça de fazer a manutenção neles também.

Cuidados pessoais antes de viajar

Casa protegida, carro revisado, mas e você? Também precisa de proteção, certo?

Lembre-se de colocar na bolsa de viagem um repelente para se proteger contra a picada de insetos, principalmente durante o verão, estação em que os insetos estão mais presentes.