Veja cuidados de higiene para proteger a saúde das crianças

Mãe e bebê

Quem tem criança em casa sabe do cuidado que há de se ter constantemente para evitar que as doenças se aproximem delas. Como os pequenos não conseguem (ainda) cuidar sozinhos de si mesmos, cabe aos adultos a tarefa de manter o cuidado da higiene corporal e do ambiente para evitar problema de saúde aos pequenos.

Como cuidar da higiene das crianças

Se você tem dúvidas em como lidar com essas questões, veja as dicas de SBP para lidar com os cuidados de higiene das crianças.

Os pais servem de espelho para os filhos em todos os quesitos. Na higiene não podia ser diferente, aliás, desde que os filhos são recém-nascidos, os pais devem ficar atentos e presentes no desenvolvimento dos pequenos.

Como evitar doenças nas crianças

Para evitar doenças mais graves ou detectá-las ainda com os sintomas iniciais, os pais devem manter visitas frequentes ao médico e manter a carteirinha de vacinação em dia. Todo esse cuidado será importante para quando o pequeno chegar à fase escolar, pois ele irá conviver com outras crianças e estará mais resistente a infecções e outras doenças contagiosas.

Depois que as crianças conseguem engatinhar e caminhar começa aquela fase em que elas colocam na boca todos os objetos que veem pela frente. Não é difícil achar crianças que, inclusive, ingerem insetos! Um perigo.

Faça limpezas constantes

Por isso, faça a limpeza constante dos cômodos da sua casa e não se esqueça dos cantinhos, pois os bichos adoram se esconder nos lugares mais improváveis e a criança, que está na etapa das descobertas e não tem senso de saber se pode ou não comer aquilo, pode acabar ingerindo o inseto.

Não se esqueça de ventilar bem a sua casa, abrir as janelas com frequência, deixar o sol entrar nos cômodos. Tudo isso previne o acúmulo de ácaros que pode agravar alergia das crianças.

Além de deixar a sua casa sempre limpa, faça o uso de um inseticida automático nos ambientes para matar os mosquitos. O aparelho automático pode ser fixado na parede e libera spray durante todo o dia, protegendo a todos continuamente. O quarto da criança também pode ficar protegido com a ajuda de um multi inseticida aerossol. Coloque-o na parede oposta, ao lado da cama para garantir o sono tranquilo da criança e longe dos insetos.

Ao ar livre, dê preferência aos repelentes infantis e reaplique conforme indicado no rótulo.