Chikungunya

O que é?

A Chikungunya, ou Febre Chikungunya, é uma infecção viral transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. O nome da doença vem da Tanzânia, onde foi registrada a primeira epidemia, e no idioma swahili significa “aqueles que se dobram”, já que os pacientes chegavam com a aparência curvada por conta das dores.

Alguns sintomas da Chikungunya são parecidos com os da Dengue, como febre alta (acima de 38ºC), náuseas, dores nos músculos e manchas avermelhadas pelo corpo. No entanto, a Chikungunya tem uma característica específica: dores nas articulações, de moderada a intensa. A doença também pode causar conjuntivite, de 50% a 90% dos casos.

Método de Prevenção

Como não existem tratamentos com medicamentos específicos e nem vacina para a Chikungunya, o foco é dirigido no alívio dos sintomas e no combate a proliferação dos mosquitos transmissores. Analgésicos para as dores nas juntas, paracetamol para controlar a febre e bastante água e isotônicos para reidratar o corpo são os tratamentos indicados para a doença.

Um dos fatores únicos da Febre Chikungunya é que, se você já contraiu a doença uma vez, está imune de qualquer infecção do vírus no futuro. No entanto, o combate aos transmissores do vírus deve ser mantido. Mais do que isso, incentivado e ampliado para além das áreas de risco.

É fundamental a conscientização da população para acabar com os focos de proliferação do mosquito: o Aedes aegypti se reproduz em recipientes de pequeno a médio porte com água parada. Os insetos se adaptaram para se reproduzirem em recipientes artificiais e a graus maiores de poluição na água, por isso o ideal é que possíveis pontos de focos sejam limpos regularmente, como: caixas d'água, pneus, garrafas e lixo em geral.

Mantendo a Proteção

Depois de combater os focos dos mosquitos, o cuidado deve ser mantido a todo instante, dentro e fora de casa. A linha de produtos SBP conta com repelentes elétricos e corporais, e inseticidas para você manter sua casa e sua família protegidas contra todas as doenças transmitidas pelos Aedes aegypti. Vamos juntos proteger o Brasil contra a Chikungunya.

Ao identificar qualquer um dos sintomas, procure um médico.