​Como evitar insetos transmissores de doenças

É possível acabar com os insetos?

A gente já adianta: não dá. Mas dá para controlar e mantê-los afastados da sua casa e da sua família. Além de indesejados em qualquer residência, muitos insetos podem servir como vetores de doenças, como o mosquito Aedes aegypti. Reduzir a proliferação de insetos e a possibilidade de picadas não é somente uma questão de tranquilidade, mas também de saúde e segurança.

Controlar as populações de insetos começa com a proteção pessoal dentro e fora de casa. Para manter os insetos longe, é preciso criar barreiras de proteção, sejam elas físicas ou químicas. No primeiro caso, é recomendado cobrir janelas e portas com redes, para manter os insetos afastados e não prejudicar a ventilação da casa. Usar roupas de manga comprida e dormir com mosquiteiros podem ser muito eficazes também. Já no segundo caso, é importante contar com o uso de repelentes elétricos e corporais SBP, que mantêm os insetos afastados por algumas horas. A vacinação contra algumas doenças transmitidas pelos insetos, como por exemplo a Febre Amarela, também é indispensável.

Vi um inseto! E agora?

Se ainda assim topar com um inseto perdido pela casa, SBP também conta com [inseticidas], que possuem componentes testados e aprovados para matar os insetos e não prejudicar sua saúde. Não é necessário fechar a porta para o inseticida fazer efeito, é recomendado apenas que após a aplicação do produto o ambiente fique vazio por aproximadamente 20 minutos, sem a presença de pessoas ou animais domésticos.

Sua casa pode muito bem ser um local de proliferação de insetos, caso não tenha tomado os cuidados necessários. Então, verifique locais e objetos que possam servir de criadouros para insetos, principalmente mosquitos. Faça uma força-tarefa com sua família e inspecione quintais e varandas, coloque areia em pratinhos e vasos de plantas, verifique bebedouros de animais, coloque garrafas de cabeça para baixo, feche bem os lixos e tampe caixas d'água e qualquer outro objeto que possa servir como local de proliferação de insetos.

A união de esforços é fundamental

Uma casa bem cuidada e protegida mantém os insetos longe, mas eles podem muito bem "se mudar" para casas vizinhas. Por isso, o esforço de toda a comunidade é indispensável para controlar os insetos e deixar todo mundo protegido. A história é clichê, mas totalmente válida: se todo mundo fizer a sua parte, é possível reduzir e até extinguir epidemias como a Dengue, que cresce cada vez mais no Brasil e no mundo.

Não deixe de contar com a linha completa de SBP que oferece 100% proteção: dentro e fora de casa. Com o apoio de todo mundo, podemos juntos proteger o Brasil contra a Dengue, a Chikungunya, o Zika Vírus e todas as doenças transmitidas não só pelos mosquitos, mas todos os insetos.

Ao identificar qualquer um dos sintomas de alguma das doenças citadas, procure um médico.