Zika Virus

O que é?

O Zika Vírus é um tipo de arbovírus, ou seja, que infecta seres humanos através da picada de mosquitos. No caso, seu vetor é o Aedes aegypti, mesma espécie que transmite também a Dengue e a Chikungunya. No Brasil, o vírus é recente: o primeiro caso registrado foi em Abril de 2015. No entanto, ele foi identificado em 1947 em Uganda na floresta Ziika - daí a origem do seu nome.

A doença se tornou mais comum quando o Ministério da Saúde apontou a relação do Zika Vírus com a microcefalia, o que acabou desencadeando um surto na Região Nordeste do Brasil. Cerca de 80% das pessoas infectadas pelo vírus acabam não desenvolvendo sintomas, mas quando surgem, são facilmente confundidos por uma gripe.

As manifestações clínicas envolvem febre (cerca de 38,5ºC), dores musculares e de cabeça e fadiga. Caso a doença se agrave, ela causa complicações como dores nas articulações, olhos inflamados e com hipersensibilidade e manchas avermelhadas no corpo. É possível também haver náuseas, vômitos, diarreias ou prisão de ventre, dores abdominais, coceiras pelo corpo e aftas.

Método de Prevenção

Da mesma forma que as doenças Dengue e Chikungunya, não existe nenhuma vacina nem tratamentos com medicamentos específicos contra o Zika Vírus. Portanto, a melhor forma de combater essa doença é acabando com a proliferação do mosquito Aedes aegypti. É importante evitar também a proliferação dos mosquitos: não deixe garrafas, latas, pneus e qualquer objeto que possa acumular água sem verificação e limpeza regular, pois são nesses locais onde os mosquitos põem seus ovos. Além disso, a conscientização da comunidade para que façam o mesmo é de extrema importância para evitar que o mosquito se reproduza.

Mantendo a Proteção

Você também pode evitar a doença com a linha de repelentes e inseticidas de SBP, que oferecem 100% proteção: dentro e fora de casa. Todos os nossos produtos são comprovadamente eficientes contra o mosquito Aedes aegypti. Junte-se com SBP e vamos juntos proteger o Brasil contra o Zika Vírus.

Ao identificar qualquer um dos sintomas, procure um médico.