Pular para o conteúdo principal

Saiba mais sobre os insetos mais comuns

No planeta Terra, existem mais de 7 bilhões de insetos para cada ser humano. Muitos deles, como os mosquitos, formigas, aranhas, pernilongos, muriçocas ou baratas vivem em nosso mundo há mais de 400 anos. É realmente impressionante. Sabe o que chega a ser mais surpreendente? Algumas baratas sobreviveriam a uma bomba nuclear. Mas contra nossos inseticidas e repelentes, não.

Confira mais informações sobre o mundo impressionante destes insetos, quais riscos eles representam à saúde da sua família, e qual SBP vai te ajudar a deixar sua casa protegida.

Moscas e Mosquitos

Em nosso planeta, existem cerca de 110 mil espécies de moscas e 3 mil de mosquitos, que são da família Culicidae. Estes insetos podem oferecer grande perigo para toda a nossa família. Moscas, mosquitos ou pernilongos conseguem carregar fungos, vírus, bactérias consigo e, por isso, facilitam a contaminação de grande parte da população por diferentes tipos de doenças. Além disso, eles podem pousar e excretar sobre nossos alimentos, oferecendo ainda mais riscos para todos. Não é à toa que estamos sempre tentando espantar uma mosca ou pernilongo dos ambientes. Dentre os mais comuns, destacam-se:

MOSCA DOMÉSTICA
É a espécie de mosca mais comum. Costuma estar por perto de lixos ou restos de alimentos, e pode contaminá-los com germes, vírus ou bactérias que carregam de um ambiente a outro.

PERNILONGO
É uma espécie de mosquito com hábitos noturnos, que aparece durante o ano todo, e que pode incomodar o sono de sua família enquanto voa por perto dela. Assim como a mosca, pode carregar germes, vírus ou bactérias. Além disso, sua picada causa coceira e irritação, e pode causar alergias, especialmente em crianças. Diferente do Aedes, o pernilongo não transmite doenças como Dengue.

MOSQUITO AEDES AEGYPTI
É uma espécie de mosquito com hábitos diurnos, que se reproduz quando existe o acúmulo de água parada. Nesta espécie, quem pica é a fêmea, que a partir dos nutrientes do sangue, consegue colocar de 150 a 200 ovos. O Aedes aegypti sente o odor e a presença humana mesmo a longas distâncias, prefere se manter em ambientes fechados, e pode transmitir vírus causadores de doenças como a Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.

MOSQUITO ANOPHILIS
É uma espécie de mosquito que vive em regiões subtropicais e tropicais, que atingem altas temperaturas. A fêmea deposita seus ovos em água parada, e pode colocar até 200 ovos de uma só vez. Ele é o agente transmissor de algumas doenças, como a Malária.

Dicas de como espantar Moscas e Mosquitos

Além do uso de repelentes e inseticidas, outras dicas conseguem te ajudar a espantar moscas e mosquitos de seus ambientes, reduzindo os riscos que estes insetos representam à sua família:

- Mantenha seus alimentos guardados em recipientes fechados. A cozinha também deve ser limpa diariamente, assim como a louça deve ser lavada constantemente, de preferência após as refeições;
- O lixo doméstico, assim como restos de alimentos, devem ser descartados regularmente e de maneira adequada. Qualquer resíduo orgânico pode favorecer a proliferação de moscas e outros insetos;
- A higiene é essencial dentro de casa, no quintal e no jardim. Se você tem animais de estimação, recolha as fezes com frequência, e descarte de maneira adequada;
- Telas de proteção nas portas e janelas podem ajudar a evitar a entrada de insetos em sua casa, em regiões com alta incidência de moscas e mosquitos;
- Contenha a proliferação de focos dos mosquitos. Para isso, não deixe água parada em vasos de plantas, pneus e garrafas, e tampe sua caixa d’água corretamente. Use SBP Larvicida Anti-Aedes (deixar como link) para eliminar 100% das larvas* que originam o mosquito da Dengue e do Zika, evitando a sua proliferação;
- Use a linha completa de repelentes e inseticidas SBP para proteger sua família, e combater as moscas, mosquitos e outros insetos em sua casa e fora dela.

Formigas

Formigas são insetos sociais que vivem em colônias, que variam de poucos indivíduos até milhões, dependendo da espécie de cada grupo.

No entanto, apesar de parecerem inofensivas, as formigas também podem oferecer inúmeros riscos para sua família. Por serem pequenas, elas caminham livremente sobre os alimentos, podendo contaminá-los com inúmeras doenças, germes ou bactérias - que podem desencadear desde alergias a infecções em humanos. Além disso, as mordidas de formigas em humanos ou animais de estimação podem causar dor, irritação e alergias, especialmente em crianças.

Atualmente, existem cerca de 18 mil espécies de formigas em todo o mundo, com cerca de 10 mil já descritas cientificamente. Uma das espécies mais comuns é a Formiga Doceira, também conhecida como """"Formiga de Açúcar"""", que se reproduz rápido, é invasiva, e pode ser encontrada em casas do mundo inteiro.

Dicas de como acabar com as formigas

- Mantenha alimentos guardados em recipientes fechados (no caso das formigas, principalmente o açúcar ou doces). A cozinha também deve ser limpa diariamente, assim como a louça deve ser lavada constantemente, de preferência após as refeições.
- O lixo doméstico, assim como restos de alimentos, devem ser descartados regularmente e de maneira adequada. Qualquer resíduo orgânico pode favorecer a proliferação de formigas, moscas e outros insetos.
- A higiene é essencial dentro de casa, no quintal e no jardim. Se você tem animais de estimação, recolha as fezes com frequência e descarte de maneira adequada.
- Telas de proteção nas portas e janelas podem ajudar a evitar a entrada de insetos em sua casa, especialmente em regiões com alta incidência de formigas.
- Verifique vãos, frestas e batentes com frequência. O interior deles podem ser possíveis ambientes de proliferação de formigas.
- Use a linha completa de inseticidas SBP para proteger sua família, e combater a proliferação de formigas e outros insetos em sua casa.

Baratas

Apesar de indesejadas, as baratas são uma das classes de insetos mais antigas do mundo. Com uma existência de cerca de 400 milhões de anos, estes insetos podem roer e inutilizar roupas e livros, contaminar alimentos - podendo desencadear dermatites e reações alérgicas em quem consumi-lo - e, quando em contato com as pessoas, podem até mesmo causar asma.

Há pelo menos 4 mil espécies de baratas descritas cientificamente no mundo. Destas, menos de 1% é considerada praga urbana. No entanto, este baixo número já causa diversos incômodos à sua família. As espécies de baratas mais comuns são:

BARATA ALEMÃ
Dentre as pragas urbanas mais importantes, a barata alemã está em primeiro lugar. Seu tamanho reduzido e alto potencial reprodutivo faz com que ela se espalhe por todas as regiões do mundo de maneira fácil e invasiva.

BARATA AMERICANA
Mais comumente avistada em centros urbanos, esta espécie de barata é encontrada em cozinhas e redes de esgoto. Ela possui uma cor marrom-avermelhada, casca grossa, e tem a habilidade de voar.

Dicas de como acabar com as Baratas

- Saiba onde mora o perigo! Por as baratas serem noturnas e gostarem de lugares quentes e úmidos, os esconderijos mais comuns dentro de casa costumam ser próximos à cozinha, atrás de armários, nas gavetas, embaixo da pia e em cantos escuros.
- Baratas preferem alimentos ricos em açúcar e gorduras, mas podem ingerir papéis e outras substâncias, por isso sempre mantenha a casa limpa e os alimentos guardados em recipientes fechados.
- Nunca esqueça das frestas e cantos escuros. Interruptores, batentes de portas e rodapés são locais de difícil acesso para nós, tornando-os esconderijos perfeitos para os ninhos.
- Tampe ralos, feche frestas e outros locais de possível acesso para evitar a entrada e a proliferação de baratas.
- A maioria das pragas de baratas se espalhou pelo planeta pegando carona em barcos, aviões, caminhões e até mesmo em caixas de mudança ou sacolas de supermercado. Fique atento com suas compras e trajetos diários.
- O lixo doméstico, assim como restos de alimentos devem ser descartados regularmente e de maneira adequada. Qualquer resíduo orgânico pode favorecer a proliferação de baratas, moscas e outros insetos.
- Use a linha completa de inseticidas SBP para proteger sua família, e combater a proliferação de baratas e outros insetos em sua casa.

Pulgas e Aranhas

Aranhas e pulgas são insetos que podem estar presentes em nossa casas e jardins de forma discreta e não perceptível, tornando difícil sua identificação.

Causadoras de grande incômodo para humanos e animais domésticos, as aranhas e pulgas podem apresentar riscos para sua família, se tiverem contato com qualquer integrante dela. Os incômodos podem variar desde coceira e dermatites, até a transmissão de doenças por meio da picada dos insetos.

No mundo, existem mais de 40 mil espécies de aranhas e 3 mil espécies de pulgas catalogadas cientificamente. Muitas delas podem ser prejudiciais à saúde, principalmente as aranhas venenosas. As espécies mais comuns são:

ARANHA DE CANTO DE PAREDE
É a espécie de aranha mais comum de ser encontrada em casas. Ela possui um veneno inofensivo aos humanos, porém sua picada pode desencadear reações alérgicas.

PULGA COMUM
A pulga é um parasita externo que se alimenta majoritariamente do sangue de mamíferos. Dentro de casa, é atraída por animais domésticos, podendo causar grande incômodo e coceira.

Dicas de como acabar com as Aranhas e Pulgas

- Animais de estimação devem tomar banho com frequência. Os donos devem ficar atentos à higiene de seus bichinhos e a qualquer sinal que indique a infestação de pulgas.
- Mantenha sua casa sempre arejada e limpa, inclusive com a utilização do aspirador de pó. Pulgas e aranhas muitas vezes podem não ser perceptíveis.
- Evite folhagens densas (plantas ornamentais, trepadeiras, arbustos, bananeiras e outras) perto de paredes. Elas facilitam a disseminação das aranhas de jardins.
- Mantenha jardins e quintais sempre limpos. Evite o acúmulo de matéria orgânica, que atrai inúmeros insetos, como aranhas ou moscas.
- Verifique vãos, frestas e batentes com frequência, eles podem ser possíveis ambientes de proliferação de aranhas.
- Use a linha completa de repelentes e inseticidas SBP para proteger sua família, e combater a proliferação de aranhas, pulgas e diversos outros insetos em sua casa.

Você pode gostar também